Correio Popular Notícia




SAÚDE
Governo federal convoca rondonienses para combater o Aedes aegypti

Data da notícia: 2016-12-02 20:02:55
Foto: Assessoria/Divulgação
O ministro interino da Agricultura, Eumar Novacki, participou do Dia Nacional de Combate ao mosquito, em Porto Velho

(Da Redação) Com a chegada do verão, o governo federal intensifica a atuação contra o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Nesta sexta-feira (2), ministros de Estado visitarão as diferentes capitais do país com a missão de conscientizar a população sobre a importância do engajamento de todos na luta contra o Aedes aegypti.

Em Porto Velho, esteve presente o ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eumar Novacki.

Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2016, realizado pelo Ministério da Saúde, em conjunto com os municípios, aponta que 17 cidades se encontram em situação de alerta ou risco de surto de dengue, chikungunya e zika no estado de Rondônia.

Desse total, cinco municípios estão em risco: Monte Negro, Parecis, Buritis, Espigão do Oeste e Alto Paraíso. Outros 12 aparecem em alerta e 11 estão em situação satisfatória.
Em todo o país, o LIRAa aponta 855 cidades em situação de risco. O levantamento é fundamental para orientar as ações de controle das três doenças.

A ação faz parte do Dia Nacional de Combate ao mosquito, que acontece em todo o Brasil, com atividades integradas e simultâneas, desenvolvidas em articulação com prefeituras, governos estaduais e população.

Militares das Forças Armadas, agentes de saúde e de defesa civil, além de outras autoridades, também estarão nas ruas para promover o enfrentamento ao Aedes.

O mutirão será realizado em órgãos públicos e estatais, unidades de saúde, escolas, residências, canteiros de obras e outros locais, marcando a intensificação das ações de combate e, consequentemente, impedindo a proliferação do mosquito.

A ideia é que, a partir do Dia de Mobilização, todas as sextas-feiras sejam dedicadas para verificação de possíveis focos, incentivando todos os segmentos da sociedade a sua parte. Essa campanha traz como foco ?Sexta sem mosquito. Toda sexta é dia do mutirão nacional de combate?.

Em Rondônia, o ministro interino da Agricultura Eumar Novacki participou do ato de lançamento na escola estadual Major Guapindaia, juntamente com o vice-governador Daniel Pereira e secretário Luiz Eduardo Maiorquim (Saúde).

?Todos os governos estaduais, municipais e o governo federal estão empenhados em sensibilizar a população sobre a necessidade de debelar criadouros porque criamos o mosquito em nossas casas; esse é o maior problema. Conseguiremos evitar epidemia de doenças como a dengue se tiver sensibilização, e essa ação efetiva no período chuvoso é fundamental?, disse o secretário Luiz Maiorquim.
O secretário disse que há dois anos a Agência de Vigilância em Saúde (Agevisa ) desenvolveu um índice chamado Lira?a (Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti) que serve para medir a proliferação dos criadouros nos espaços físicos visitados, em parceria com os municípios.

O ministro interno Eumar Novacki afirmou que é preciso a sociedade despertar urgentemente para a consciência de combate ao mosquito. ?Dez minutos ao dia, dedicado a buscar focos que podem criar mosquitos e tirar vidas, representam muito, não são gastar tempo fora.

E o mosquito não escolhe pessoas. Ele vai para cima. Portanto, quando chegarmos à conclusão de que a vida é um valor imensurável e que pode atingir até mesmo aqueles que nos são queridos, nós veremos que dez minutos não são nada e vamos atuar para limpar nossas casas?, disse o ministro.

O vice-governador Daniel Pereira assegurou que a responsabilidade de combater o mosquito é de todos. ?Se formos achar que é somente da autoridade, e se formos negligentes, vamos perder a guerra para o mosquito. Se cada um de nós cuidar do espaço que nós estamos não vai ter boca para o mosquito, e aqui na escola é o melhor lugar para irradiar essa campanha?, admitiu.

Fonte: Mara Paraguassu/Assessoria Presidência.






Noticia vista 1160 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.